Aprender Alemão em 3 Passos

keep-calm-and-learn-german-48

“Guten Tag!” Nenhuma língua é fácil, mas se você realmente quer aprender alemão, você pode. O alemão é uma língua lógica com sintaxe ordenada e algumas palavras estrangeiras adotadas em seu vocabulário.

O Alemão pertence à família germânica de línguas, assim como dinamarquês, Inglês e Holandês. Inglês e Alemão estão intimamente relacionadas e com um pouco de esforço e tempo você pode aprender alemão também! Leia abaixo algumas diretrizes úteis para aprender a língua.

Parte 1 de 3: Compreender os conceitos básicos 

1. Comece com a aprendizagem das vogais e consoantes.

* As vogais e consoantes soam diferentes em alemão comparado com o português. Aprenda estes sons primeiro e você terá mais facilidade em aprender palavras e a pronunciá-las corretamente.

* Preste atenção em como as vogais soam sozinhas, versus como elas soam quando são usadas em conjunto. Muito parecido com Inglês, duas vogais soam muito diferente juntas ou sozinhas.

* Da mesma forma, as consoantes soam muito diferentes dependendo da posição que elas aparecem nas palavras ou quando são usadas em conjunto. Aprenda estas variações para que você possa pronunciar as palavras corretamente.

* Não se esqueça que o alemão tem algumas letras extras que não estão presentes em Português. (Ä Ö Ü ß) Você vai precisar aprende-las, assim como a forma como eles são pronunciadas se você quiser compreender e ser compreendido.

2. Aprenda as palavras mais básicas.

Aprenda as palavras mais básicas para que você tenha uma base para colocar os substantivos, verbos, adjetivos que você vai aprender mais tarde. Também é importante aprender algumas palavras básicas, antes de viajar para a Alemanha ou a tentar falar com os alemães.

* Comece com importantes palavras no singular, como “sim”, “não”, “por favor”, “obrigado”, e os números 1-30.

* Passe para o básico, como “Eu sou” (Ich bin), “é você” (Du bist), “Ele / Ela é” (Er / Sie ist), etc

3. Aprenda a construção da frase básica. 

Obtenha uma idéia básica de como as sentenças são construídas. Isso não vai ser muito difícil, pois o alemão é muito semelhante ao Inglês nesse sentido. Há pequenas variações, mas você pode aprender algumas agora e vai aprender as mais complexas com o tempo.

* Alemães geralmente serão capazes de entender o que você está tentando dizer, mesmo se você utilizar as palavras na ordem errada. Pronúncia é muito mais importante no sentido de você ser compreendido, então se preocupe mais com isso no começo.

Parte 2 de 3: Avançando nos Estudos 


 1. Aprenda Substantivos.

Depois de ter uma estrutura básica para aprender e usar a língua, você deve começar a aprender palavras. Os substantivos são um ótimo lugar para começar. Tente iniciar com os substantivos mais básicos e necessários, as palavras que você vai usar todos os dias.

* Substantivos estão sujeitos aos casos, gênero, e também podem mudar de acordo com quantidade. Saiba como todas essas coisas afetam substantivos, enquanto você está aumentando o seu vocabulário.

* Exemplos de bons nomes para começar incluem  alimentos, os objetos que você encontra ao redor da casa, lugares importantes em torno da cidade, e as pessoas importantes que você pode precisar falar ou encontrar (como um médico, policial, etc).

2. Aprenda Verbos.

Você também vai querer saber os verbos principais. Isto dará a todos esses substantivos que você acabou de aprender alguma coisa para fazer! Verbos alemães são conjugados. Você terá que aprender os sistemas básicos de conjugação, enquanto você está ampliando seu vocabulário.

* Saiba os verbos mais básicos antes de aprender os complexos. Como correr, caminhar, saltar, parar, cair, ser, ter, dizer, fazer, conseguir, etc Estes serão os mais úteis no início e são mais fáceis de dizer e saber do que palavras mais complexas.

3. Aprenda Adjetivos.

Uma vez que você já aprendeu alguns substantivos e verbos, você também vai querer aprender alguns adjetivos, de modo que você pode deixar as suas frases mais complexas. Adjetivos também estão sujeitos a um sistema de casos, por isso certifique-se entender os fundamentos deles enquanto você aprende.

readingEnquanto você está aprendendo todas estas palavras, tente ler. Isto lhe dará a oportunidade de praticar, bem como para procurar palavras que você não conhece. Leia livros muito básicos, como livros infantis, uma vez que estes serão mais fáceis para você acompanhar no começo.

Assista filmes com legendas. Isto irá permitir-lhe desfrutar de um filme, mas também será usado para você aprender como soa a pronuncia. Esta é também uma boa maneira de aprender algum vocabulário básico. Tente prestar atenção nas legendas ao mesmo tempo que ouve o que é dito no filme.

Parte 3 de 3: Ganhando Conhecimento avançado 

1. Aulas avançadas.

Como seu conhecimento avança, você vai querer ter aulas que correspondem ao nível que você está. Elas irão desafiá-lo e apresentá-lo aos aspectos mais complexos da língua. Cursos avançados estão disponíveis na maioria das escolas de línguas hoje em dia, mas também é possível fazer cursos on-line a partir de fontes confiáveis​​, tais como o Instituto Goethe.

2. Tente estudar na Alemanha.

O estado alemão incentiva fortemente o intercâmbio cultural e você vai descobrir que há uma série de oportunidades para estudar aqui. Viver na Alemanha vai aumentar suas habilidades de linguagem melhor do que qualquer outra coisa.

1.bild

Ter um amigo alemão vai lhe dar a oportunidade de praticar o seu alemão, obter aconselhamento sobre pronúncia e gramática, aprender novas palavras, assim como conhecer a cultura. Você pode conversar com eles on-line, fazer chamadas pelo Skype, ou você pode tentar encontrar um alemão local (como um estudante na sua universidade).

4. Leia extensivamente.

Leia tudo o que pode chegar em suas mãos. Tente ler em níveis progressivamente mais altos, de modo que o seu vocabulário esteja sendo desafiado. Você pode ler a partir de qualquer fonte, mas tente ler fontes que são susceptíveis de ter um bom uso da gramática e da ortografia. Isso irá ajudá-lo a aprender a língua corretamente.

* Você pode ler cópias on-line de jornais e revistas alemães. Exemplos incluem Der Zeit, Frankfurter Rundschau, ou Der Spiegel (que tende a ser de um nível de leitura um pouco menor do que os jornais).

5. Assista filmes sem legendas.

Isto irá desafiá-lo a entender o idioma, sem a muleta de contar com a tradução. Você pode não entender as palavras no começo, mas com o passar do tempo, você vai aprender mais e mais. Esta pode ser uma ótima maneira de construir vocabulário incomum, como você vai começar a ouvir o tipo de linguagem que não vem na conversa cotidiana.

viele-menschen-in-deutschland-koennen-nicht-lesen-und-schreiben-wie-kommt-das-

Realmente não importa o que você escreve,  só escreva. Escrever razoavelmente bem requer uma compreensão razoável da língua e da gramática, mas vai ajudá-lo a aprender mais rapidamente e te deixar mais confortável ​​com a língua.

Se possível, encontre um alemão nativo para ler tudo o que você está escrevendo e te dar feedback.
Você pode escrever cartas, um diário, resenhas de filmes ou qualquer outra coisa que você imaginar.

Dicas 

  • Não deixe passar muito tempo entre uma sessão de estudos e outra. Isso pode levar você a esquecer uma grande quantidade do que você aprendeu. Passe pelo menos duas ou três horas  estudando e tente estudar todos os dias.
  • Procure no dicionário qualquer palavra que você ouve ou vê que você não sabe o significado. Tenha um notebook ou um bloco de notas com você em todos os momentos e escreva a palavra se você não tem tempo de procurar no dicionário imediatamente. Mesmo se você não sabe exatamente como ela é escrita, o Google é muito bom em ajudá-lo a corrigi-la, então não se preocupe muito.
  • O Alemão é conhecido por ter palavras longas, complexas (como Pfändungsfreigrenzenbekanntmachung!), Mas não se deixe intimidar. Depois de um tempo, você vai se acostumar com como as palavras são construídas e como elas soam. Uma vez que você tem essas habilidades, torna-se muito fácil de ver onde as palavras maiores se dividem.
  • Procure uma lista dos substantivos mais comuns, verbos e adjetivos em alemão. Somando todas estas palavras ao seu vocabulário vai lhe dar um grande ponto de partida. Você também pode procurar as palavras mais comuns em Português e encontrar os equivalentes alemães para qualquer palavra que não aparece em ambas as listas.
  • Como em qualquer língua, a prática leva a perfeição. Tente mergulhar na língua e usá-la diariamente o máximo possível.

Fonte: Uma Paulista na Alemanha.

Anúncios

2 comentários

Willkommen deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s