COMO EU MUDEI DEPOIS DE MORAR NA ALEMANHA

Confira um pouco da experiência de nossa colega Allane Milliane na Alemanha

Como eu mudei depois de morar na Alemanha. Por Packing my  Suitcase.

Fazem 3 anos que me mudei para a Alemanha, o período mais longo que já morei em um país depois do Brasil. 3 anos de aprendizado constante, na maioria do tempo fora na minha zona de conforto, com dificuldades e sucessos, dias tristes e felizes, mas acima de tudo, o período em que eu mais mudei.

Há alguns meses eu li um artigo de um rapaz no qual ele falava sobre as coisas que ele mudou depois de se mudar para a Alemanha. Depois disso, fiquei pensando nas coisas e nos hábitos que eu mudei. Será que eu ainda iria conseguir notar essas mudanças ou eu já estaria tão acostumada com elas que nem ia percebê-las? Pois bem, algumas delas eram bem claras para mim, outras nem tanto, já que muitas já fazem tanto parte do meu dia à dia que foi difícil vê-las como mudança.

Uma das primeiras coisas que mudei, foi me tornar uma pessoa mais gentil. A grande maioria das pessoas que vivem aqui são muito gentis e educadas. Elas esperam que você saia do metrô antes de entrar; o mesmo com elevadores. Elas dizem bom dia sem nem mesmo te conhecer, se alguma coisa sua cai no chão elas te ajudam a pegar, se você estiver de mudança elas se oferecem para ajudar e constantemente perguntam se você está bem.

Eu realmente acredito naquele ditado que diz “gentileza gera gentileza”, vejo isso aqui todos os dias. Não é que não fosse uma pessoa gentil antes de vir morar na Alemanha, mas nem tenho dúvidas de que melhorei muito nesse aspecto, e me sinto uma pessoa melhor.

Fonte

No Brasil quando somos apresentados à alguém, cumprimentamos com beijos no rosto. Aqui na Alemanha, ao serem apresentadas à alguém, as pessoas cumprimentam com um aperto de mão, e somente depois que ficarem mais íntimas é que dão um beijo no rosto ou um abraço. Por isso, acabei mudando a forma como cumprimento as pessoas. Hoje em dia eu sempre espero ver a reação da outra pessoa antes de tomar uma atitude, muitas vezes a pessoa até é brasileira, mas o fato é que já me acostumei em fazer isso.

Sabemos que no Brasil, apesar da lei dizer o contrário, o cliente nunca tem direito, e eu era acostumada com esse fato. Sempre achava melhor deixar para lá. Morar na Alemanha me ensinou a mudar isso, me ensinou à exigir meus direitos de consumidora. Aqui, o cliente tem sim direitos (e muitos), seja para devolver um produto com problema até ganhar uma compensação pelo produto que tenha demorado demais para chegar. Me parece que isso tem muito à ver com a eficiência e organização Alemã.

Vivi a maior parte da minha vida no Nordeste do Brasil, onde 30˚C é a temperatura média. Então, sempre senti vontade do frio, de me vestir para o inverno e brincar na neve. Fiz isso em outros países onde morei, mas depois de alguns anos morando na Alemanha, passei a valorizar o sol, o calor, a luz, e especialmente a praia. Sol é uma coisa rara por aqui no inverno, muitas vezes o danado passa 4 ou mais semanas sem aparecer!

Como eu mudei depois de morar na Alemanha. Por Packing my  Suitcase.

Antes de vir morar na Alemanha nunca tive o costume de pedir coisas pela internet. Sempre achei que era complicado demais, devagar, que não dava para ver o produto direito e que era complicado demais devolver, caso não desse certo. Pois bem, os Alemães são viciados em comprar pela internet, até já mencionei isso em um post anterior. Com o tempo, acabei aderindo ao vício e hoje acho a coisa mais prática de fazer. Diria que 90% das minhas compras são online!

Você sabe que já viveu bastante tempo na Alemanha quando olha para a embalagem de um produto e pensa para qual lixo ela deve ir. Plástico? Metal? Esse vidro é verde ou marrom? Dividir o lixo na Alemanha é algo que realmente faz parte do seu dia a dia, bem como verificar as garrafas para saber se são retornáveis ou não (você recebe dinheiro de volta ao retornar a embalagem).

Outro dia eu nem estava na Alemanha e me peguei olhando para uma garrafa de plástico de água pensando: será que dá para devolver? Foi então que me toquei que não estava na Alemanha, e que o sistema naquele país era diferente. Às vezes fico pensando em como ainda vou mudar nos próximos anos morando por aqui…

Como eu mudei depois de morar na Alemanha. Por Packing my  Suitcase.

Enquanto isso, já posso dizer que a maioria dessas mudanças foram positivas. Para vocês terem uma ideia, eu me tornei uma pessoa mais saudável, não me auto medico como tendia a quando morava no Brasil, hoje em dia evito tomar remédios, e quando tomo prefiro algo natural. Eu também aderi aos populares produtos BIO alemães (orgânicos) e passei a dar preferência à produtos mais saudáveis e fair-trade, bem como comecei a comer produtos integrais, todos estes presentes em grande variedade nos supermercados alemães.

Fonte

Com os anos, percebi que certamente me tornei uma pessoa mais reservada, apesar de agora ter um blog de viagens e compartilhar muitas coisas com vocês. Antigamente eu contava muito mais detalhes da minha vida às pessoas, e recentemente percebi que mudei muito nesse aspecto. Será que me tornei uma pessoa reservada como sempre acuso os alemães de serem?

A verdade é que morar em outro país sempre te muda de um jeito ou de outro, mesmo que à princípio você não perceba. Nós seres humanos nos adaptamos à tudo, sejam lugares, clima ou circunstâncias, e para que nos adaptemos, precisamos fazer alguns ajustes, precisamos mudar…

…e isso é bom!

Texto e Fotos:  Packing my Suitcase por Allane Milliane

Anúncios

Willkommen deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s