Áustria – Tradições Tirolesas

POR | ÁUSTRIA

A Áustria é um país de muitas tradições, tradições essas que passam de geração para geração e que são de grande importância para os austríacos. Apesar de ser um país relativamente pequeno – possui área um pouco menor que o estado de Santa Catarina, e cerca de 8 milhões de habitantes -, a Áustria é dividida em 9 estados, e cada estado possui suas peculiaridade. Como moradora do Tirol, vou falar aqui a respeito de algumas das tradições desse estado e do que vejo no convívio com as pessoas daqui.

Copyright: Zillertal Arena

Os tiroleses são um povo muito orgulhoso de sua terra, das Heilige Land Tirol, a terra santa do Tirol, como eles a consideram. Não é para menos. As paisagens daqui são de tirar o fôlego, e é quase impossível alguém não se apaixonar pela beleza natural dos Alpes. E são essas montanhas alpinas que ditam muitas das tradições daqui. Montanhas formam vales, e os vales faziam as divisões naturais no passado, quando ainda não era possível escavar túneis. Assim, cada vale tem suas tradições, assim como os dialetos podem ser distinguidos por vale.

Quando os tiroleses se apresentam um para o outro, muitas vezes logo no início da conversa já dizem de que vale eles vêm, já que cada vale tem vários vilarejos, e nem todo mundo conhece todos os vilarejos daqui. Um vale muito conhecido é o Zillertal, ou Vale do rio Ziller. Esse vale é uma região muito turística e de onde vêm grande parte das bandinhas de música tradicional tirolesa.

Copyright: Tschirgant Duo

Aquelas roupinhas típicas, que pra quem mora em Santa Catarina são bem comuns, mas pro resto do Brasil não tanto, são praticamente peças obrigatórias no guarda-roupa de um tirolês. Bailes, festas típicas e até em casamentos são ocasiões onde muita gente usa seus trajes. Sem contar que, para quem trabalha com turismo, essa é a roupa de trabalho do dia a dia.

Copyright: Grießenböck

Além das calças de couro com suspensório (Lederhosen), muitos tiroleses têm um paletó típico, diferente do tradicional que conhecemos. Muitos políticos e outros profissionais de diversas áreas usam esse tipo de paletó para trabalhar e não deixa de ser uma roupa típica. Já as mulheres usam os vestidos, chamados de dirndl, que podem ser mais tradicionais, longos e fechados, ou os mais moderninhos, mais curtos e coloridos. Sem esquecer que cada vale tem seu traje típico, no estilo dos da foto abaixo.

Copyright: Phil Sommer/Tirol Werbung

Outra tradição daqui são os clubes ou associações, chamados em alemão de Verein. Cada vilarejo tem seus clubes, por exemplo: de esporte, de tiro, de música, de bombeiros voluntários, etc. Os moradores dos vilarejos adoram participar de clubes. Além dos encontros semanais, os clubes também organizam eventos para o resto da comunidade, onde arrecadam dinheiro para fazerem viagens ou apenas para manter o clube. O vilarejo de onde meu marido vem, chamado Ellbögen, no auge de seus 1.100 habitantes, tem mais de 20 clubes!

Cada vilarejo possui um salão comunitário onde os clubes podem se reunir e onde os eventos locais acontecem. Lá é o ponto de encontro da galera, digamos assim. Nesses eventos também vêm pessoas dos outros vilarejos para prestigiar, mas é comum que a grande maioria seja local, mesmo. E são nesses eventos que se junta tudo: clubes, bandinhas tradicionais e roupas típicas, sem contar a cerveja, que não pode faltar.

Copyright: Wildschönau Tourismus

Caso tenha interesse em ler um pouco mais a respeito, acesse esse site (em inglês). Num próximo texto falarei mais sobre a cultura tirolesa.

Até lá!

Fonte: Brasileiras Pleo Mundo

Anúncios

Willkommen deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s