nota 10 motivos para morar em Düsseldorf

Por Rode Veiga-Pfeifer
Entre_duas_culturas_Ddorf_10

Queridos leitores,

Como muitos de vocês já sabem, moro em Düsseldorf, a capital do estado da Renânia do Norte-Vestfália (NRW). Já vi em outros blogs sobre a Alemanha artigos do tipo “10 motivos para morar em Munique/Berlim/Hamburgo”, e decidi fazer algo parecido sobre Düsseldorf, cidade onde moro já há 8 anos e que, definitivamente, também merece propaganda. Então vamos aos motivos que fazem da cidade não só um bom destino de viagem, mas também uma ótima opção para morar:

1) Boa qualidade de vida

Pela terceira vez consecutiva (2013, 2014, 2015), Düsseldorf foi eleita a sexta cidade do mundo com a melhor qualidade de vida. O ranking, chamado Qualitiy of living, comparou a vida em 230 grandes cidades de todo o mundo em 39 critérios (sistema de saúde, transporte público, poluição do ar, sistema de educação, segurança etc.);

2) Clima agradável

Para nós brasileiros, o inverno alemão representa uma grande dificuldade de adaptação, já que estamos acostumados ao calor do Brasil e a invernos menos rigorosos. Em Düsseldorf, as temperaturas são bastante amenas, aliás, elas são conhecidas como uma das mais agradáveis do país. Neva-se pouco (a média é de 11 dias por ano). A temperatura mais baixa que já peguei aqui foi de -15 graus, mas isso deu-se no inverno mais rigoroso que enfrentei na Alemanha nesses 15 anos no país (na região de Munique as temperaturas chegaram a -25 graus!). Aqui em Düsseldorf a temperatura raramente chega à casa dos graus negativos;

3) Caráter internacional

Com aproximadamente 600.000 habitantes, Düsseldorf é a segunda maior cidade do estado (só Colônia é maior), e conta com 95.000 estrangeiros. Se contamos os que foram naturalizados alemães, esse número dobra para 191.000, o que representa uma taxa de 32% de estrangeiros na cidade. Há uma grande comunidade japonesa, a maior da Alemanha e, inclusive, existe um bairro chamado Japanisches Viertel – “Bairro Japonês”. Além desse grupo há muitos poloneses, turcos, marroquinos, gregos, russos e italianos. Quanto ao número de brasileiros, já ouvi falar que seriam uns 2000, mas ainda não vi esse número confirmado em nenhuma página oficial… Além disso, a cidade também ganha um toque especial através de sua arquitetura moderna;

4) Cidade de grandes feiras internacionais

A Feira de Düsseldorf (Messe Düsseldorf) conta com 50 feiras especializadas, dentre elas 23 líderes internacionais (boot, drupa, K, interpack, MEDICA…), alcançando um volume de negócios anual de aproximadamente 380 milhões de euros. E é claro que a Feira traz benefícios para vários setores da cidade (hotelaria, gastronomia, turismo etc);

5) Jardim de Infância grátis

Não vou negar que os preços dos aluguéis em Düsseldorf são bastante altos, fazendo com que muitos desistam de se mudar para a cidade. Mas o que poucos sabem é que, para crianças de 3 a 6 anos de idade, o Jardim de Infância (alemão: (der) Kindergarten) é de graça!!! Isso mesmo, enquanto em outras cidades alemãs há que se pagar uma determinada taxa (ela varia de acordo com o salário dos pais), em Düsseldorf você não precisa pagar nadinha de nada!!!

6) Moda, eventos culturais e vida noturna

Düsseldorf é conhecida como a “capital da moda” na Alemanha. Andando pelas ruas da cidade, logo se entende por quê: os moradores são elegantes, e a Königsallee (português: “Avenida dos Reis”) conta com lojas de marcas luxuosas de todo o mundo. Além disso, a primeira feira da moda da Alemanha foi realizada na cidade no ano de 1949. Os fãs de arte e cultura prezam o acervo de arte do estado (alemão: Kunstsammlung NRW), a ópera (Deutsche Oper am Rhein) e as várias instituições de arte da cidade, como a Kunsthalle e aKunstakademie. No quesito vida noturna, a cidade é conhecida mundialmente por ter o „balcão de bar mais longo do mundo“ (alemão: die längste Theke der Welt), contando na ruaBolkerstrasse e seus arredores com mais de 250 bares, restaurantes e discotecas no total.

7) O Rio Reno

Você está com vontade de ir à praia, mas falta tempo (ou dinheiro!)?! É só passar um dia em Düsseldorf às margens do Rio Reno, sentando num dos inúmeros bares com vista para a região do porto (alemão: Medienhafen), com um coquetel na mão e os pés na areia… A sensação é de estar na região do Mar Mediterrâneo, como dizemos por aqui (Mittelmeer-Feeling)…

8) O Carnaval de Düsseldorf

Para os apaixonados por Carnaval, a cidade oferece uma das mais tradicionais festas carnavalescas da Alemanha (há, inclusive, uma rixa bem grande entre Colônia e Düsseldorf nesse aspecto). O carnaval aqui pouco tem a ver com o do Brasil, sendo comum se fantasiar e se encontrar no centro da cidade para se divertir com os amigos. É claro que também rola muita bebida mas, na maioria dos casos, a festa é bem tranquila e há até um dia onde os pais levam seus filhos…

9) Ótimo sistema de transporte público e muito verde

É possível morar em Düsseldorf e se virar bem (aliás, muito bem!) sem carro próprio. A cidade conta com muitos trens que param nas diversas estações dentro da cidade (S-Bahn), linhas de metrô e de ônibus, tendo também uma boa rede de ciclovias. Além disso, há muitos parques – que, aliás, são muito bem cuidados! – por toda a cidade. Você pode estar bem no centro, numa região barulhenta, e desfrutar da natureza num dos inúmeros parques. O meu preferido é o Hofgarten.

10) Caixa de boas-vindas recheada de presentinhos

Aqui na Alemanha é preciso registrar-se na prefeitura da cidade quando se muda de um lugar para outro. O legal de Düsseldorf é que se ganha uma caixa de boas-vindas cheia de cupons de desconto (custo próprio apenas 5 euros) com entradas grátis ou com descontos em museus, cinemas, passeios de barco… Meu marido e eu usamos tudinho e conhecemos bem a cidade assim que nos mudamos para cá.

Você está planejando se mudar para a Alemanha? Eu, no seu lugar, pensaria seriamente em vir para Düsseldorf 😉

Fonte: Alemanha para Brasileiros

Anúncios

Willkommen deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s